terça-feira, 30 de agosto de 2011

Papa Bento XVI anuncia lema da JMJ do RJ


O papa Bento XVI anunciou no último dia 24, o lema da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2013, que será realizada na cidade do Rio de Janeiro. O Santo Padre comunicou que a JMJ do Rio terá como lema “Ide e fazei discípulos todos os povos”, frase tirada do Evangelho segundo Mateus.


O anúncio foi feito durante a audiência geral, realizada na residência apostólica de Castel Gandolfo e dedicada à Jornada Mundial da Juventude de Madri.

A JMJ 2011 foi realizada na capital espanhola entre os últimos dias 16 e 21 de agosto. Bento XVI foi a Madri para participar do evento e dialogar com jovens católicos do mundo todo.

“O encontro em Madri foi uma magnífica manifestação de fé para a Espanha e para o mundo”, disse o papa, definindo o evento como “emocionante”. “Cerca de dois milhões de jovens de todos os Continentes viveram, com alegria, uma formidável experiência de fraternidade, de encontro com o Senhor, de partilha e crescimento na fé: uma verdadeira cascata de luz”, afirmou Bento XVI.

Autor/ fonte: www.cnbb.org.br

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

OPORTUNIDADE DE ESTUDO


Já estão abertas, até o dia 19 deste mês, as inscrições do Processo Seletivo para ingresso no curso técnico em informática, no recém criado Núcleo Avançado da cidade de Guarabira do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Estão sendo disponibilizadas 60 vagas, sendo 30 para o turno da tarde e o restante para o turno da noite.
O curso será realizado na modalidade subseqüente ao ensino médio, sendo destinado a quem já concluiu a 3ª série do ensino médio ou equivalente. As inscrições são realizadas através de formulário eletrônico disponível no site do instituto, na página da Comissão Permanente de Concursos Públicos (Compec). Clique aqui para acessar. O valor é de R$40,00.
A prova será realizada no dia 04 de setembro, das 08h às 11h em Guarabira e será composta por 20 questões de matemática e 20 de português. O conteúdo programático está disponível no edital nº 111/2011. Clique aqui para acessar.
Fique atentos para o prazo de isenção, quem for oriundo de escola pública, ou tiver renda mensal inferior a R$ 1.395,00,  assim como outros casos previstos na legislação brasileira,  pode solicitar isenção. O período para solicitar isenção da taxa de inscrição vai de 03 a 12 agosto. Para solicitar a isenção, o candidato, deverá protocolar uma solicitação, no Posto de atendimento do IFPB - Núcleo Avançado de Guarabira localizado na Secretaria de Agricultura da Prefeitura Municipal de Guarabira. A lista de quem teve direito à isenção deve ser publicada até o dia 15 de agosto.


Fonte:
http://www.ifpb.edu.br/ingresso/processo-seletivo/tecnico-integrados/copy_of_sobre-a-compec-comissao-permantente-de-concursos
http://duasestradas-pb.blogspot.com/

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Trabalhando em Conjunto















A PJMP da Diocese de Guarabira junto ao Cordel Vida, estará durante o mês da Agosto fazendo uma série de palestras sobre sexualidade em alguns grupos base de nossa diocese. O Cordel Vida - Centro de Orientação e Desenvolvimento de Luta pela Vida, é uma Organização Não Governamental (ONG) que trabalha com conscientização social como maneira de combater o preconceito, sobretudo com a mulher, os homossexuais, portadores de DST, esta ONG possui sua sede na capital, João Pessoa, mas foi a partir do contato com uma casa do Cordel Vida situado na cidade de Solanea que a PJMP começa um trabalho de parceria afim de conscientizar a massa jovem.
As atividades do Cordel Vida e a PJMP foram distribuídas da seguinte forma:
* Solanea - 07/08
* Duas Estradas - 14/08
* Juares Távora - 21/08
* Cuitegi - 28/08

Procure saber em seu município o local e o horário da palestra, lembramos que o evento Organizado pela PJMP e Cordel Vida é aberto para toda a juventude, pois todos têm direito a informação, é disso que precissamos.

Resgatando práticas da Juventude do Meio Popular...


Era com muita anciedade que estavamos esperando a oportunidade de fazer o primeiro post desta página, aqui  será um espaço reservado do nosso blog onde buscaremos resgatar a memória da PJMP em nossa diocesse ao longo desses anos de muita fé e resistência por meio de pessoas que vivenciaram a experiência de ser PJMP.

Neste final de semana no módulo 4 da Escola Fé e Política o senhor Antonio de Lima nos cedeu uma entrevista para falar um pouco de como eram os serviços da PJMP em sua cidade, e contar também algum fato que o marcou como integrante da Pastoral.
Antonio de Lima

Em meio a conversa com Seu Antonio, veio a minha mente fazer deste momento algo a compartilhar com todos vocês leitores do blog e militantes da PJMP, daí propus que fizesemos uma entrevista, e esta vocês conferem abaixo.

O Senhor Antonio de Lima, pequeno produtor rural da cidade de Alagoa Grande, foi membro da PJMP durante os anos 90, o primeiro grupo que frequentou dentro da Igreja, o JUC (como era chamado o grupo que seu Antonio participava) contava com jovens da faixa de 15 à 25 anos e tinham sua principal atividade no centro da cidade, mas, também realizavam encontros/reuniões na comunidade quilombola Caiana do mesmo município. Quando lhe perguntei sobre alguma contribuição, quanto grupo de PJMP, que marcou sua comunidade e a ele mesmo tempo, de cara Seu Antonio revelou um trabalho especial na comunidade Quilombola de Caiana. Ele relatou que na época um grupo de estudos estava coletando dados para poder publicar um livro sobre a cidade de Alagoa Grande, mas, este mesmo grupo não conseguiu concluir sua pesquisa, pois, eles não conseguiram os dados fundamentais para contar a história do povo quilombola da comunidade de Caiana, foi aí que com a indicação do Pe. Magela (na época Pe. de Alagoa Grande) membros da PJMP que já realizavam suas atividades pastorais na comunidade, foram chamados para realizar a pesquisa junto aos demais pesquisadores, já que eles tinham um vinculo afetivo mais forte com os descendentes quilombolas, para isso, o questionário teve que ser reformulado já que havia uma pergunta escencial no qual nenhum morador da comunidade respondia. Com o questionário reformulado e a turma formada: Josélia (in memorian), Beta, Marlene, Seu Antonio e Rosa (moradora da Comunidade) seguiram a sua pesquisa junto ao professor José Avelar Freire que lhes acompanhava neste momento. Os jovens chegaram na comunidade por volta das oito da manhã, já no meio da tarde os questiorios haviam sido completos. Seu Antonio completa a entrevista ressaltando que apresença do grupo de jovens foi fundamental para o término da pesquisa já que eles tinham conhecimento do povo daquela região apartir de sua ação pastoral, foi então, graças ao grupo de jovens que hoje Alagoa Grande conhece um pouco mais de sua história por completo.

FInaliso este post, com um agradacimento especial ao Senhor Antonio de Lima que nos sedeu está entrevista, que é memória viva de uma história, onde foi ajudando a contar a história de seu município não percebia que estava começando a particiapr de outra, A NOSSA HISTÓRIA DE "PJMP"

Amém, Axé, Awerê, Aleluia