sexta-feira, 23 de setembro de 2011

JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE

“Ide e fazei discípulos a todos os povos” (Mt 28,19). Com esta citação bíblica o Papa Bento XVI apresentou o lema da próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que acontecerá no Brasil e que terá seu momento alto em julho de 2013 no Rio de Janeiro. Este evento, criado por um Papa apaixonado pela juventude, João Paulo II, é de responsabilidade de toda a Igreja com todos os seus serviços, organismos e pastorais.
O pedido oficial para que o Brasil pudesse sediar esse evento foi feito pela CNBB em maio de 2007 no encontro do Papa com os jovens no Pacaembu, São Paulo. E o anúncio da aceitação foi realizado por Bento XVI no último dia 21 de agosto, por ocasião do encerramento da JMJ em Madri.
Ao longo da história, a Igreja no Brasil tem assumido e efetivado sua opção preferencial pela Juventude. O documento 85, “Evangelização da Juventude – Desafios e Perspectivas Pastorais”, lançado em 2007, e a busca de comunhão das diferentes expressões de juventude no Brasil motivada por este documento são sinais visíveis desse esforço. A recém criada Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude na Assembléia Geral da CNBB deste ano e a aprovação do tema sobre a Juventude para a Campanha da Fraternidade de 2013 revelam, também, este carinho para com os jovens. E agora, com a JMJ acontecendo no Brasil, nossa voz a favor dos jovens se torna mais forte e comprometedora.
Com a festa que a Arquidiocese de São Paulo preparou no dia 18 de setembro passado, a Igreja em nosso país acolheu a Cruz e o ícone da Virgem dando início a esta caminhada no Brasil rumo ao Rio 2013. Estes símbolos percorrerão as nossas dioceses, convidando a todos a intensificar o seu amor para com Jesus Cristo e sua Mãe, e a dar passos mais seguros no processo de opção e evangelização da juventude do Brasil.
A peregrinação destes símbolos já é o início da nossa Jornada Mundial da Juventude! Bem preparada e conduzida esta peregrinação provocará maior encantamento do jovem para com Jesus Cristo, orientações para a sua vida, fortalecimento de sua adesão à Igreja, conscientização de sua responsabilidade missionária na construção de uma sociedade mais de acordo com o projeto de Deus.
As Dioceses e Paróquias, as Pastorais da Juventude e outras Pastorais, as Congregações Religiosas, as Comunidades Eclesiais de Base, os Movimentos e as Novas Comunidades, encontrarão aí ocasião propícia para provocar na Igreja e na Sociedade a opção pelos jovens. É um “momento favorável” de evangelização da juventude proporcionando a ela ocasiões especiais de amadurecimento da sua vida de discípula e missionária do Mestre:
“A crescente participação do Brasil nas Jornadas Mundiais da Juventude nos convida à organização de um caminho que garanta o crescimento da animação dos jovens em vista de sua identidade de discípulos missionários de Jesus Cristo”. (DGAE n. 81 - Doc 94).
Com o ardente desejo de que o Brasil viva este tempo como momento excepcional para a evangelização da Juventude, exortamos e convidamos a todas as forças vivas da Igreja para que o envio missionário “Ide e fazei discípulos a todos os povos” (Mt 28,19) faça eco e seja realidade mais viva e dinâmica na nossa Igreja.
Brasília-DF, 21 de setembro de 2011
P – Nº 0911/11
Cardeal Raymundo Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida
Presidente da CNBB

 Dom Sergio Arthur Braschi
Bispo de Ponta Grossa
Vice-Presidente da CNBB Ad hoc

Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Ultrapassamos Mais de 1.000 visualizações!!!

Um Ileaô a todas e a todas que acompanham nosso blog nas atualizações e nas desatualizações kkkkkkkkkkkk.
Sério, venho dedicar este post a todos e a todas que acompanham as notícias e atividades compartilhadas pela PJMP da Diocese de Guarabira no blog "PJMP se é pra lutar eu to lá". Ao surgir a ideia de promover um espaço na internet (além de orkut, twitter, msn) que servisse como ferramenta para uma comunicação mais organizada da PJMP, edificamos este blog em abril deste ano, com o principal intuito de interligar as PJMPs frente as suas atividades paroquiais, o Blog também destina-se a 

. Fico feliz em ver que em tão pouco tempo já ultrapassamos da faixa de 1.000 visualizações do nosso espaço na internet, é gratificante ver nosso trabalho é observado por muitos e constantemente, portanto espero sempre está atualiza(n)do as noticias para que a juventude atenta ao nosso blog possa esta integrada dos principais acontecimento que entoa a Juventude do Meio Popular. 

Aqui fica o nosso muito OBRIGADO...

I Simpósio Nacional Juventude, Resiliência e Vulnerabilidade



As variadas formas de expressão da violência são, atualmente, questões prioritárias nas agendas de políticas públicas de muitos governos democráticos e da sociedade civil, além de diversas áreas de estudo, em que são abordadas as suas várias expressões e conseqüências tanto para o desenvolvimento dos indivíduos inseridos em um contexto de violência, quanto para a manutenção e equilíbrio dos contratos sociais vigentes. O Observatório da População Infanto-Juvenil em Contextos de Violência (OBIJUV) surge no âmbito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em 2010, com finalidade contribuir para a visibilidade e fundamentação de ações de enfrentamento à violência contra a população infanto-juvenil do Rio Grande do Norte, por meio do desenvolvimento de estudos, pesquisas e prestação de serviços direcionados à comunidade. O projeto tem atuado ainda na capacitação científica dos seus alunos, professores, e colaboradores, fomentando a formação em uma área extremamente importante para a realidade atual e contribuindo para o foralecimento do compromisso social dos diversos agentes das ciências humanas e sociais.

Maiores dúvidas visite a fonte: http://obijuvufrn.blogspot.com/