Pastorais da Juventude do Cone Sul se preparam para realizar IV Gesto Comum
Karol Assunção
Jornalista da Adital
Jovens de Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai se unirão, entre os dias 5 e 12 de agosto, para defender a vida e dizer não à violência no IV Gesto Comum da Pastoral da Juventude do Cone Sul. A atividade, apesar de acontecer de forma descentralizada em cada país, terá como tema central as violências que afetam os/as jovens da região.
Durante uma semana, integrantes das Pastorais da Juventude dos cinco países realizarão celebrações, manifestações, debates e atividades lúdicas tendo como foco a questão da violência. Na Argentina, por exemplo, o Gesto terá como lema "Se pinta jovem, pinta vida” e consistirá na confecção de murais em locais públicos. De acordo com documento de preparação para a atividade, a ideia é denunciar através dos murais a violência contra esse segmento da sociedade e anunciar o "Deus da Vida”. "Com o lema ‘Se pinta jovem, pinta vida’, queremos convidá-los a realizar uma profunda reflexão da realidade de violência em que vivemos, convencidos de que os jovens contam com a força dinamizadora e o entusiasmo necessário para contagiar esperança e vida a toda nossa sociedade”, destaca o subsídio argentino.
No Brasil, segundo informações do portal Jovens Conectados, a atividade será realizada em três etapas. Entre os dias 5 e 10 de agosto, os/as jovens realizarão debates, conferências, manifestações e atos públicos para chamar a atenção para o problema que afeta a juventude. A ideia é que as reflexões também sejam levadas a lugares como presídios e instituições que abrigam jovens em conflito com lei, abrigos, ruas, entre outros. O segundo momento ocorrerá no dia 11, quando movimentos pastorais, organizações sociais e diversas comunidades realizarão uma celebração pela vida. A proposta é que o dia seguinte seja dedicado a atividades de lazer.
Com o lema "Jovens pela vida”, a juventude do Paraguai ressaltará a importância da defesa da vida e da família através de celebrações, conversas, debates, caminhadas e apresentações culturais em escolas, praças, igrejas e outros espaços públicos.
Já no Uruguai, as reflexões se darão a partir da confecção de duas pequenas cruzes, as quais serão utilizadas em momentos posteriores. A primeira cruz será entregue a um jovem durante a 34ª Jornada Nacional da Juventude, programada para ocorrer em setembro; já a segunda será dada a um jovem que não participou da Jornada.
Gesto Comum
OI Gesto Comum do Cone Sul ocorreu entre os dias 1º e 8 de agosto de 1999 com o tema "Para que todos tenham vida”.A atividade, inspirada na experiência brasileira da Semana da Cidadania, teve o objetivo de ser uma semana de solidariedade e de compromisso dos/as jovens com uma sociedade mais justa.
Em 2002, o segundo Gesto Comum ocorreu entre a Páscoa e o Pentecostes a partir do lema "Animemos a Esperança, Construamos a Paz”. Dois anos depois, foi realizada a terceira edição do Gesto, entre os dias 14 e 22 de agosto, com o lema "Construindo a Democracia como Bem Comum”.
O tema do quarto Gesto foi escolhido em 2010, durante o III Congresso Latino-Americano de Jovens, ocorrido em Los Teques, Venezuela. Lá, as juventudes da região do Cone Sul discutiram sobre o problema da violência contra os/as jovens e decidiram seguir com o debate no IV Gesto Comum.