quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Comemoração ao Dia Nacional da Juventude - Diocesse de Guarabira

A Diocese de Guarabira, através do Setor Diocesano da Juventude realizou neste domingo (28), Dia Nacional da Juventude (DNJ), a 2ª Jornada Diocesana da Juventude - JDJ, com o tema: “Qual vida vale a pena ser vivida?”. Cerca de dois mil jovens participaram do evento representando todas as paróquias da Diocese, que em preparação à JDJ celebraram de 21 a 27, a Semana da Juventude 2012.



A JDJ 2012 teve início com uma acolhida aos jovens e café partilhado, em frente à Catedral de Nossa Senhora da Luz. As caravanas vindas de todas as cidades da Diocese foram acolhidas ao som da Bandinha do EJC. Logo após, a juventude participou da Celebração Eucarística, presidida pelo Bispo Diocesana Dom Lucena e concelebrada por vários padres. Durante a Celebração um grupo de jovens conduziu até o altar (Presbitério) uma réplica da Cruz Peregrina, símbolo da JMJ, que foi aclamada pela multidão presente na Catedral. Para Dom Lucena, a Semana da Juventude realizada nas Paróquias e a JDJ "vão proporcionar aos jovens bons projetos e bons frutos".



Ao final da Santa Missa, os jovens, assumindo o discipulado de Jesus: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações! (cf Mt 28, 19)seguiram em caminhada, conduzindo a réplica da Cruz Peregrinada, até o Ginásio do Colégio Estadual, onde foram realizadas, durante todo o dia, diversas atividades: animação, palestra, apresentações de grupos, troca de experiências da Semana da Juventude e Adoração ao Santíssimo Sacramento.

O encontro que também serviu de preparação pra a JMJ Rio2013, foi marcado por muita oração, animação e pelo entusiasmo dos jovens que no finalzinho da tarde ainda foram contagiados pelo som do Trio Elétrico ‘'Raça''e da Banda ‘'Teto-Elétrico ‘'da Cidade de Campina Grande-Pb, além da Banda da Comunidade ‘'Missão Resgate'', que também animou toda a comunidade jovem da Diocese de Guarabira. A animação durou até às 18h30, quando o evento chegou ao seu término.


       

        

        

        

        

        

        

        

        

        

        


        

Festival da Juventude recebe inscrições do Brasil e do mundo



O Festival da Juventude está com inscrições abertas para apresentações culturais do Brasil e do mundo. O evento é uma oportunidade de encontrar Deus por meio da arte, dentro da programação da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013.

O festival promove um intercâmbio cultural por meio da evangelização dos jovens nesta grande festa de fé, que será realizada no Rio de Janeiro, de 23 a 28 de julho do próximo ano. Segundo a secretária Executiva do setor de Atos Culturais do Comitê Organizador Local da JMJ Rio2013, Paloma Lladó, o Festival da Juventude é uma forma de encontrar Deus nas apresentações artísticas. “Uma alma contente é uma alma que canta”, diz. “Queremos mostrar a alegria de ser povo de Deus por meio da música, teatro, dança, exposições”.

Para participar, basta fazer a inscrição no site


O Festival da Juventude terá apresentações de músicas, peças teatrais, danças e exposições. No site da JMJ, estão disponíveis três formulários para música, artes cênicas e exposição. Os grupos interessados em se apresentar podem preencher um dos formulários. Estas apresentações poderão acontecer em um dos palcos da JMJ, espalhados por toda a cidade do Rio de Janeiro, em auditórios, teatros, museus.

As inscrições vão até o dia 15 de dezembro de 2012 e estão sob a responsabilidade do Setor de Atos Culturais do Comitê Organizador Local (COL).

Na seleção, serão contemplados, como critérios principais, a coerência com o Magistério da Igreja, a qualidade técnica e a adequação ao espírito jovem da JMJ. Para apresentações musicais, serão aceitas as cristãs, em qualquer ritmo. As bandas, grupos e exposições irão se apresentar em diversos teatros da cidade e em palcos distribuídos pelos bairros. Os participantes dos grupos que forem aprovados para participar do Festival da Juventude não precisam ser peregrinos.

Mais informações:

Campanha da Fraternidade 2013


Tema: Fraternidade e Juventude
Lema: Eis-me aqui, envia-me! 
(Is 6,8)



A Campanha da Fraternidade é um excelente auxílio para vivermos bem a Quaresma. A CF 2013 retoma o tema Juventude e se propõe olhar a realidade dos jovens, acolhendo-os com a riqueza de suas diversidades, propostas e potencialidades. No contexto do Ano da Fé, esta Campanha deseja mobilizar a Igreja e, os segmentos da sociedade a se solidarizarem com os jovens. O Texto Base é o principal instrumento para trabalharmos a CF.

Caros Assessores Diocesanos da Pastoral Juvenil



“Com efeito, a fé cresce quando é vivida como experiência de um amor recebido e é comunicada como experiência de graça e de alegria”.

(Bento XVI, Carta Apostólica Porta Fidei para o Ano da Fé)

A Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB alegra-se em dirigir-lhes este importante convite para participar do Encontro Nacional de Assessores da Pastoral Juvenil.

“A Juventude no Ano da Fé”: esta é a temática que perpassará nosso encontro, tendo como objetivo auxiliá-los na bonita e delicada missão de acompanhar os jovens na educação da fé.

Data: 29/11 (18h com o jantar) às 02/12 (13h com o almoço)
Local: SGAS 911, Módulo B, Asa Sul, Brasília-DF / (61) 3445-4700
Inscrições e hospedagens: Do dia 10/10 ao dia 10/11 pelo site: www.jovensconectados.org.br 
Taxa de participação: R$ 220,00 (ver no site acima)
Assessor responsável: Pe. Carlos Sávio Costa Ribeiro (61)9181-4374
Secretaria do Encontro: Ana Paula Baroni (61) 3222-7761 (09h ás 17h)

Lembro que só temos uma vaga para cada (Arqui) Diocese.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Carta da CNBB para os responsáveis diocesanos pela Juventude

         A Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB alegra-se em dirigir-lhes este importante convite para participar do Encontro Nacional de Assessores da Pastoral Juvenil. “A Juventude no Ano da Fé”: esta é a temática que perpassará nosso encontro, tendo como objetivo auxiliá-los na bonita e delicada missão de acompanhar os jovens na educação da fé. O Ano da Fé, proposto pelo nosso papa Bento XVI, chega providencialmente neste tempo em que a Igreja no Brasil vive a expectativa para uma das maiores manifestações públicas da fé: a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013. Este acontecimento, cuja centralidade é Jesus Cristo e os jovens, é de toda a Igreja e quer ser uma oportunidade especial de convocar a todos para uma renovada opção pelos jovens. Coincidentemente chamamos de “Bote Fé” este marcante momento que vem acontecendo em nossas dioceses por ocasião da Peregrinação da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora. Além do Comitê Organizador Local (COL) responsável pela JMJ no Rio, contaremos com a valiosa presença do Eminentíssimo Senhor Cardeal Stanislaw Rylko, presidente do Pontifício Conselho para os Leigos e do Excelentíssimo Senhor Núncio Apostólico do Brasil, Dom Giovanne D’Aniello. Contamos com sua presença para melhor consolidar a evangelização da juventude no país por meio dos valores humanos, cristãos e éticos no contexto social em que vivemos, tendo em vista dois eventos singulares em 2013: a Jornada Mundial da Juventude e a Campanha da Fraternidade.

Verifique algumas indicações básicas sobre o encontro clicando aqui.