quinta-feira, 9 de junho de 2011

Intercâmbio Regional reunirá mais de 300 jovens em Cabaceiras - PB



A cidade de Cabaceiras será o cenário do I INTERCÂMBIO REGIONAL DAS JUVENTUDES DOS TERRITÓRIOS RURAIS DO NORDESTE, promovido pela Escola Quilombo dos Palmares – EQUIP, a Rede de Jovens do Nordeste – RJNE com financiamento do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA. O evento que pretende reunir mais de 300 jovens de todos os Estados da região Nordeste, durante os dias 16, 17, 18 e 19 de Junho de 2011.

O Intercambio Regional é o resultado final do Projeto ‘Cidadania, Governança Social e Desenvolvimento Territorial’, que realizou um encontro em cada estado do Nordeste com a proposta de implementar processos de qualificação e intercâmbio de membros das organizações e das redes sociais nos territórios rurais,  fortalecendo assim a participação efetiva de jovens, mulheres e comunidades tradicionais nos mais variados espaços sociais.

A metodologia do evento terá como base os seguintes eixos temáticos: Política territorial, Cultura/Ruralidades, Participação política e Agricultura Familiar, todos os eixos dialogando com as realidades juvenis espalhadas nas dezenas de territórios rurais do nordeste.

O município de Cabaceiras situado a 184 km da Capital do Estado da Paraíba João Pessoa, cravada no semi árido deste estado e conhecido nacionalmente com a ‘Roliúde Nordestina’, foi escolhida para sediar esse evento por fazer  de um pólo cultural que tem seu alicerce na agricultura familiar, com experiências significativas  em agroecológica e de convivência sustentável  com o semi árido.

A Rede de Jovens do Nordeste é uma articulação que trabalha no fortalecimento de grupos, organizações, entidades e movimentos juvenis. A Rede está presente em todos os nove estados do nordeste brasileiro (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) e conta com a participação direta de mais de trezentas organizações que militam pelos direitos da juventude. Surgida em 1998, sempre teve como principal ideal fortalecer o exercício do protagonismo juvenil dentro das lutas sociais compreendendo que "REDE" é um espaço de troca de experiências, debates, e proposições de políticas públicas para este segmento, de construção do fazer formativo que supera as dimensões de bairro, cidade ou estado, além da busca da identidade da juventude nordestina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário