domingo, 7 de abril de 2013

SEMANA DA CIDADANIA 2013

O mês de abril já esta em vigor e a Semana da Cidadania está se apresentando. Com o tema que envolva a juventude "Juventude: Vidas pela vida" levante-se a questão da importância e polemica em torno da redução da maioridade penal. É importante questionarmos qual a fonte do real problema que envolve o auto índice de violência no país praticado por jovens.

Será que reduzindo a maior idade penal iria solucionar ou diminuir o problema da criminalidade no país?

Com vista ao cenário apresentado a sociedade de dentro dos presídios, haveria uma recuperação dos jovens trancafiados?



Questões devem ser levantadas e discussões trazidas para dentro dos grupos de jovens e para a sociedade para isso estamos disponibilizando aqui o material que subsidiará a Semana da Cidadania nas paróquias e locais de articulação da pastoral de jovens de todo país. Cliquem "aqui" e baixe o subsídio da Semana par trabalhar com seu grupo. Confira abaixo a Apresentação do material escrito por Pe Antonio Ramos do Prado Assessor para a Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB.

Queridos\as Irmãos\ãs!

Abram seus corações para acolher um novo jeito de ser Igreja!
Nunca mais o nosso país terá 56 milhões de jovens. Podemos dizer que estamos vivendo um ano da graça de Deus. A Semana da Cidadania (SdC) é uma grande oportunidade que as Pastorais da Juventude oferecem a toda sociedade para discutir questões que exigem de nós uma grande reflexão. Todos os anos somos provocados pelas PJsa olhar determinado cenário da realidade juvenil.
Esse 2013, o tema: “Juventude: vidas pela vida” a SdC chama a nossa atenção para o cenário de morte que têm atormentado os nossos jovens.O clamor dos jovens é forte. Como podemos nos alegrar?
Como podemos nos alegrar se a maioria das penitenciárias é um depósito de jovens?
Como podemos nos alegrar se o índice de mortalidade juvenil aumenta a cada dia?
Como podemos nos alegrar se o número de jovens desempregados ainda continua?
Como podemos nos alegrar se a educação de qualidade é para uma minoria de nossa sociedade?
Como podemos nos alegrar se as políticas públicas não atendem a maioria da população jovem?
Como podemos nos alegrar se em vez de aumentar a idade penal querem diminuir?
Como podemos nos alegrar se milhões de jovens estão no mundo das drogas?
Como podemos nos alegrar?

A partir dessa reflexão, podemos encontrar no Evangelho de Mateus 25,31-46, no último discurso da vida pública de Jesus, a seguinte afirmação: “Estive preso e me fostes visitar. Estive com fome e me destes de comer! Estava nu e não me vestistes!”. Hoje Jesus continua dizendo: estive sem estude e me destes de estudar! Estive drogado e me ajudaste a recuperar! Estive sem trabalho e me deste emprego! Estava à beira da morte e me ajudaste a viver!
CIDADANIA! Uma palavra bonita, mas distante da compreensão e vivências de muitos brasileiros. Cidadania é dever de todos nós, principalmente do cristão consciente. Se praticarmos a cidadania ações
de políticas públicas para adolescentes e jovens surgirão e assim poderemos sonhar com um novo céu e uma nova terra. Desejamos a todos e a todas que ter em mãos esse material e levar para todos os cantos (escolas, universidades, família, Igreja, ruas, bairros, etc.) motivando as pessoas, em especial a juventude, a conhecer e viver cada passo proposto pelas Pastorais da Juventude da Igreja do Brasil.
Ótima Semana da Cidadania a todos e a todas.

Pe Antonio Ramos do Prado,sdb
Assessor para a Comissão Episcopal
Pastoral para a Juventude da CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário