Mostrando postagens com marcador Eventos. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Eventos. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Campus III debaterá vida e obra do padre Ibiapina em 1º Encontro Pedagógico de Educadores

Na próxima sexta-feira (11), durante todo o dia, acontece o 1º Encontro Pedagógico de Educadores no Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Guarabira. O evento é destinado a estudantes e profissionais interessados no debate sobre a vida e as obras do padre Ibiapina, cujo santuário está localizado no município de Arara.

Fonte: acesse o conteúdo aqui.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Edital para o XVII Encontro Latino-Americano de Diretores Nacionais com o tema “Revitalização, projeto e missão”

Pastoral Juvenil Latino-Americana abriu as inscrições para o concurso que escolherá a logo, o cartaz, a música e a oração do XVII Encontro Latino-Americano de Diretores Nacionais com o tema “Revitalização, projeto e missão”. O encontro acontecerá no Paraguai de 21 a 27 de outubro. O convite é para todos os jovens brasileiros para usarem seus talentos para mostrar a nossa realidade latino-americana. Os trabalhos serão recebidos até 20 de abril de 2012.



No caminho da Revitalização (http://www.pjlatino.redejuventude.org.br/), que continuamos fazendo e neste tempo de esperança, tenho o prazer de cumprimentá-los e fazer o convite oficial para participar do concurso da logo concursos de logo, cartaz, música e oração para o XVII Encontro Latino-americano de Responsáveis ​​Nacionais de Pastoral Juvenil. Sua participação se somará à da grande família da Pastoral Juvenil Latino-americana que, com seus dons e talentos, constrói a Civilização do Amor.
 Dom Raúl Martín
 Bispo Responsável pelo Departamento de Família, Vida e Juventude do CELAM (Conselho Episcopal Latino-Americano)"



CONCURSO 
. LOGO E CARTAZ:
Ele deve conter o Lema (citação bíblica), o nome do Encontro ou a sigla, o local e a data.
Podem-se usar todas as cores desejadas.
A explicação da logo e do cartaz deve ser enviada por escrito.
Formato de apresentação:
. Logo: Folha de tamanho A4 (21,59 cm de largura X 27,94 cm de altura).
. Cartaz: Folha de 33 cm X 48 cm (1/4 de pliego).

. HINO:
Deve ser inspirado pelo Lema, Tema e Objetivos do XIV Encontro.
Ritmo musical livre.
Apresentado em formato digital (mp3). Apenas acústico (violão)
Enviar a letra da canção, se possível com as notas musicais.
Gravar dados dos autores da música e letra (nomes, expressão eclesial/instância pastoral que faz parte, país).

. ORAÇÃO:
Deve ser inspirada pelo Lema, Tema e Objetivos do XIV Encontro.
Não exceder o comprimento de um papel tamanho carta (em espaço duplo, fonte tamanho 12).

Anotações importantes:
. Os trabalhos serão recebidos até 20 de abril de 2012.
. Os trabalhos serão recebidas na Seção Juventude da Conselho Episcopal Latinoamericano (CELAM): xvii.elarnpj.concursos@celam.org;xvii.elarnpj.concursos@gmail.com. A equipe latino-americana da Pastoral Juvenil elegerá a logo, o cartaz, o hino e a oração do XVII – Paraguai 2012.

Lema do Encontro: “O que vimos e ouvimos nós vos anunciamos” ( 1a Jo 1,3)
Tema: “Revitalização, projeto e missão”
Nome: “XVII Encontro Latino-americano de Responsáveis Nacionais de Pastoral Juvenil”
Sigla: XVI ELARNPJ
Local: Paraguai
Data: 21 a 27 de outubro de 2012
Citação inspiradora: “O que vimos e ouvimos nós vos anunciamos” ( 1a Jo 1,3)
Objetivo: Retomar e reassumir com forças novas as orientações da Pastoral Juvenil Latino-americana, propiciando um espaço de convivência e reflexão dos responsáveis nacionais para seguir construindo juntos a Civilização do Amor no contexto da Revitalização da PJ Latino-americana. 

(Fonte: setor juventude NE2)

domingo, 25 de março de 2012


Os brasileiros já podem se inscrever no 6º Congresso Mundial de Juventude, que acontecerá no Rio de Janeiro de 4 a 12 de junho de 2012! Quem quiser participar deve preencher e enviar o formulário disponível no site http://wycrio2012.org/?p=395&lang=ptaté o dia 31 de março.

 
No ano de realização da conferência mundial da ONU sobre desenvolvimento sustentável, a Rio+20, o Congresso Mundial de Juventude se debruça sobre o tema. E os jovens terão a responsabilidade de rever as Metas do Milênio e traçar novas perspectivas pós 2015.
O Congresso é um encontro de jovens ativistas de todas as áreas, organizações, profissões e disciplinas do mundo. A programação do evento é autogestionada, isto quer dizer que os participantes são responsáveis por desenvolver e criar os debates e atividades de seus interesses.

Ahhh?  Congresso?!
O Congresso Mundial de Juventude – cuja sigla internacional é WYC, abreviação em inglês – é um encontro bienal de jovens ativistas de todo o mundo que pretendem promover a expansão do papel da juventude no desenvolvimento sustentável.

Quem pode participar?
Os jovens – até 30 anos – que fazem a diferença em suas comunidades e/ou redes.

Quanto custa?
Atenção! A Peace Child Internacional não cobra nenhum tipo de taxa de inscrição ou participação. A organização também concede alimentação e alojamento aos jovens selecionados.

Dá pra participar virtualmente?
Os delegados que não puderem comparecer fisicamente ao Rio de Janeiro poderão participar das plenárias, mesas redondas e as principais atividades do congresso através da Plataforma Virtual. Essa estrutura online se dará mediante a uma parceria com a Taking It Global.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

I Simpósio Nacional Juventude, Resiliência e Vulnerabilidade



As variadas formas de expressão da violência são, atualmente, questões prioritárias nas agendas de políticas públicas de muitos governos democráticos e da sociedade civil, além de diversas áreas de estudo, em que são abordadas as suas várias expressões e conseqüências tanto para o desenvolvimento dos indivíduos inseridos em um contexto de violência, quanto para a manutenção e equilíbrio dos contratos sociais vigentes. O Observatório da População Infanto-Juvenil em Contextos de Violência (OBIJUV) surge no âmbito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em 2010, com finalidade contribuir para a visibilidade e fundamentação de ações de enfrentamento à violência contra a população infanto-juvenil do Rio Grande do Norte, por meio do desenvolvimento de estudos, pesquisas e prestação de serviços direcionados à comunidade. O projeto tem atuado ainda na capacitação científica dos seus alunos, professores, e colaboradores, fomentando a formação em uma área extremamente importante para a realidade atual e contribuindo para o foralecimento do compromisso social dos diversos agentes das ciências humanas e sociais.

Maiores dúvidas visite a fonte: http://obijuvufrn.blogspot.com/

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Trabalhando em Conjunto















A PJMP da Diocese de Guarabira junto ao Cordel Vida, estará durante o mês da Agosto fazendo uma série de palestras sobre sexualidade em alguns grupos base de nossa diocese. O Cordel Vida - Centro de Orientação e Desenvolvimento de Luta pela Vida, é uma Organização Não Governamental (ONG) que trabalha com conscientização social como maneira de combater o preconceito, sobretudo com a mulher, os homossexuais, portadores de DST, esta ONG possui sua sede na capital, João Pessoa, mas foi a partir do contato com uma casa do Cordel Vida situado na cidade de Solanea que a PJMP começa um trabalho de parceria afim de conscientizar a massa jovem.
As atividades do Cordel Vida e a PJMP foram distribuídas da seguinte forma:
* Solanea - 07/08
* Duas Estradas - 14/08
* Juares Távora - 21/08
* Cuitegi - 28/08

Procure saber em seu município o local e o horário da palestra, lembramos que o evento Organizado pela PJMP e Cordel Vida é aberto para toda a juventude, pois todos têm direito a informação, é disso que precissamos.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Intercâmbio Regional reunirá mais de 300 jovens em Cabaceiras - PB



A cidade de Cabaceiras será o cenário do I INTERCÂMBIO REGIONAL DAS JUVENTUDES DOS TERRITÓRIOS RURAIS DO NORDESTE, promovido pela Escola Quilombo dos Palmares – EQUIP, a Rede de Jovens do Nordeste – RJNE com financiamento do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA. O evento que pretende reunir mais de 300 jovens de todos os Estados da região Nordeste, durante os dias 16, 17, 18 e 19 de Junho de 2011.

O Intercambio Regional é o resultado final do Projeto ‘Cidadania, Governança Social e Desenvolvimento Territorial’, que realizou um encontro em cada estado do Nordeste com a proposta de implementar processos de qualificação e intercâmbio de membros das organizações e das redes sociais nos territórios rurais,  fortalecendo assim a participação efetiva de jovens, mulheres e comunidades tradicionais nos mais variados espaços sociais.

A metodologia do evento terá como base os seguintes eixos temáticos: Política territorial, Cultura/Ruralidades, Participação política e Agricultura Familiar, todos os eixos dialogando com as realidades juvenis espalhadas nas dezenas de territórios rurais do nordeste.

O município de Cabaceiras situado a 184 km da Capital do Estado da Paraíba João Pessoa, cravada no semi árido deste estado e conhecido nacionalmente com a ‘Roliúde Nordestina’, foi escolhida para sediar esse evento por fazer  de um pólo cultural que tem seu alicerce na agricultura familiar, com experiências significativas  em agroecológica e de convivência sustentável  com o semi árido.

A Rede de Jovens do Nordeste é uma articulação que trabalha no fortalecimento de grupos, organizações, entidades e movimentos juvenis. A Rede está presente em todos os nove estados do nordeste brasileiro (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) e conta com a participação direta de mais de trezentas organizações que militam pelos direitos da juventude. Surgida em 1998, sempre teve como principal ideal fortalecer o exercício do protagonismo juvenil dentro das lutas sociais compreendendo que "REDE" é um espaço de troca de experiências, debates, e proposições de políticas públicas para este segmento, de construção do fazer formativo que supera as dimensões de bairro, cidade ou estado, além da busca da identidade da juventude nordestina.

Pentecostes: Igreja, Comunidade de Comunidades

Está chegando o dia da festa de Unidade Cristã, "Pentecostes" A diocese de Guarabira realizará próximo dia 12 de junho o dia de Pentecostes celebrando o tema: Pentecostes: Igreja Comunidade de Comunidades. A celebração deste dia tão importante contará com momentos de animação, louvor, adoração, pregação, testemunhos, momento do terço, além da Santa Missa. Vamos reunir nossa pastoral e levar bandeiras e simbolos que retratem a luta e caminhada da PJMP na Diocese de Guarabira.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

O JUQUINHA VEM AÍ!!!

No próximo sábado dia 27 de maio a PJMP estará realizando a primeira etapa do curso de formação para jovens, "Juventude Caminhando", o Juquinha. A formação Juventude Caminhando é dividida em três etapas: Juquinha, Juca e o Jucão. cada uma trabalha a fese de Jesus Cristo no Jovem de uma maneira diferente.

O encontro procura reunir jovens de todas as bases onde a PJMP está inserida na diocese, além de outros grupos ou pessoas que queiram celebrar este momento de formação conosco. A primeira etapa procura encontrar a fase de Jesus Cristo no Jovens do Meio Popular, fortalecendo a espiritualidade e mística da PJMP.A formação será em Santa fé Santuário do Pe. Ibiapina - Solânea dias 27 e 28.
Neste domingo 15 de Maio foi realizada pela Diocese de Guarabira a Jornada Diocesana da Juventude, que reuniu jovens de várias paróquias de nossa diocese, onde jovens dos mais variados carismas se misturavam em meio a multidão na 1ª Jornada Diocesana da Juventude. E a Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP) estava lá marcando presença com seu ileaô, montando sua maloca de alegria, expondo sua identidade e sua bandeira em meio ao evento que reuniu a juventude diocesana.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Seminário Nacional de Militantes da PJMP: Plano Estratégico da PJMP para uma ação transformadora na sociedade.


Companheiros e companheiras da Pastoral da Juventude do Meio Popular - PJMP de todo o Brasil, o momento histórico nos convoca a retomar em nossas mãos os fios da esperança e as sementes da ousadia necessária para construir o novo. Por acreditar que uma das formas de dominação mais fortes do sistema capitalista neoliberal se dá pela alienação e manipulação intelectual das pessoas, a PJMP ao longo de seus 30 anos, prioriza a formação humana e política desde os grupos de base à instância nacional.  Neste sentido, na 14ª Assembléia Nacional, realizada em Bom Jesus da Lapa, definimos realizar um Seminário Nacional de Formação para Militantes da PJMP. O Seminário vai acontecer no período de 20 a 22 de maio de 2011, em Salvador/Bahia, com o tema: Plano Estratégico da PJMP para uma ação transformadora na sociedade. Para concluir com os objetivos almeijados o Seinário contará com a assessoria do CEPIS (Centro de Educação Popular do Instituto Sedes Sapientiae) que já é parceiro da PJMP em muitas iniciativas. 

sábado, 7 de maio de 2011

JORNADA DIOCESANA DA JUVENTUDE


Após da realização da Semana da Juventude nas bases de nossa Diocese (09 a 14 de maio) haverá a Joranada Diocesana da Juventude no dia 15 de maio que procura reunir a juventude diocesana com a concentração as 7 horas da manhã na praça da Catedral de Nossa Senhora da Luz em Gurabira. Nosso bispo Dom Lucena juntamente com Setor Juventude Diocesano realizará o evento que trás como tema "Enraizados e edificados em Cristo firmes  na fé" (Col 2,7) para celebrar momentos de animação, missa, adoração eucarística, pregação, testemunhos, experiências, caminhada e show musical. Organize sua turma e traga sua caravana com símbolos e faixas que representem seu grupo seu carisma, para juntos manifestarmos a face dos jovens em nossa Diocese.

domingo, 1 de maio de 2011

SEMANA DA JUVENTUDE



Jovens: Enraizados e Edificados em Cristo” é o tema que segue na celebração que o grupo Kerygma realiza na Semana da Juventude em Juarez Távora. De 09 a 14 de Maio os jovens se reúnem para celebrar com alegria e muita resistência suas lutas e suas glórias seguindo a programação proposta teremos:
09-Terço Jovem 
10-Louvor com o Grupo Chama Viva de Areia
11-Palestra (acessória de Zé Carlos)
12-Missa e adoração
13-Cine 
14-Lual

SEMANA DA JUVENTUDE

18ª ROMARIA DE FREI DAMIÃO

Após 14 anos de sua partida, o missionário nordestino Frei Damião deixou uma legião de devotos graças ao seu carisma, sua simplicidade e opção pelos mais pobres. Em celebração a este momento, a Diocese de Guarabira promove a 18ª Romaria ao Santuário de Frei Damião no próximo dia 22 de maio. A concentração da Romaria será às 8 horas em frente à Catedral de Nossa Senhora da Luz, contando com a acolhida do nosso Bispo Dom Lucena e demais Padres da Diocese. Ao chegar ao Santuário os fieis participaram de uma missa presidida por Dom Lucena, seguido de confissões, celebrações durante todo o dia, momento mariano e adoração ao Santíssimo Sacramento. Monte sua turma e venha conosco celebrar este momento em forma de Romaria.