Mostrando postagens com marcador Setor Juventude. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Setor Juventude. Mostrar todas as postagens

domingo, 20 de julho de 2014

PJMP presente no Encontro Regional do Setor Juventude Nordeste II

Na ultima quinta-feira (17/07) deu-se inicio ao Encontro Regional do Setor Juventude Nordeste II.
A Regional Nordeste II, composta pelos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas, se reunião nos dias 17 a 20 de julho no Seminário São José, diocese de Pesqueira-PE, como Setor Juventude afim de articular as 21 dioceses presentes no regional. Do estado da Paraíba estiveram presentes representações das Dioceses de Guarabira e Campina Grande. A diocese de Guarabira enviou três representantes do setor mais o Padre referencial sendo dois representantes da PASCOM, um da PJMP e o Padre referencial Pe. Robinho.

A diocese de Campina Grande foi representada pelo articulador da PJ, Carlinhos. O encontro teve incio na noite do dia 17 com a apresentação das dioceses, a explanação dos objetivos do encontro e um momento de oração. o Encontro contou com a presença de jovens de vários segmentos da nossa igreja, PJ, PJR, PJMP, PASCOM, EJC, Novas Comunidades, religiosos e seminaristas.

Na sexta-feira como primeira ação cristã do dia houve a celebração eucarística as 7:00 da manhã. Logo após o café da manhã. As 9:00 tivemos o primeiro momento de atividade com o Bispo de Pesqueira Dom José Luiz Ferreira Salles, com a reflexão sobre a Alegria do Evangelho, a atividade foi muito proveitosa com a participação e debate dos jovens ali presentes.

Logo em seguida houve a partilha das dioceses sobre o caminhar do Setor Juventude e as ações pós JMJ nas suas paróquias. A tarde houve o trabalho em grupo sob Á Luz do documento 85, com orientação do Pe. Tadeu, com apresentação de síntese dos grupos e as diretrizes e linhas de ação (Doc. 85).


Na noite a programação do Encontro previa um momento de Vigília, que ocorrerá no Próprio Seminário

 

 Ao sábado iniciamos com a celebração eucarística as 7:00 horas. Como primeira atividade no terceiro dia de encontro tivemos a participação de Paulo Mansan da PJR sobre o tema Análise da Conjuntura, revelando olhares sobre a realidade juvenil, eleições 2014, pós copa do mundo e plebiscito popular. Todo momento desta atividade foi constituído por discussões e esclarecimentos a cerca do tema, as intervenções da juventude foram muito pertinentes e trouxeram um ar de debate na manhã do sábado.
Ainda pela manhã, a segunda atividade se realizava com Dom Dino (Bispo de Caruaru) sobre Convenção Pastoral a Luz do Documento 100, com intervenções da Juventude.


No período da tarde houve as discussões sobre as atividade permanentes com Laécio Vieira (PJR), o Projeto Caminho Missionário da JDJ ao DNJ com Dany Barbosa (PJMP) e o Projeto Aparecida - 300 anos - com Dom Dino. Ao fim da tarde houve ainda trabalhos de grupo.


No ultimo dia do Encontro, como de costume, houve a celebração Eucarística pela manhã, e a Plenária final com a sistematização das propostas e outros encaminhamentos, indicações de Padres e secretários para 2015, e a grande notícia, o próximo Encontro Regional do Setor Juventude NEII que já tem data marcada para 02 a 05 de julho de 2015, agora com local confirmado, será a Diocese de Guarabira que acolherá com todo carisma e competência toda a juventude do nosso Regional. Agora é isso Setor Juventude de Guarabira arregaçar as mangas e #rumoaoencontrodosencontros.