Mostrando postagens com marcador Significados. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Significados. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Queridos irmãos e irmãs em Cristo

“A fé não é refúgio para gente sem coragem, mas a dilatação da vida”
(Papa Francisco, Encíclica “Lumen Fidei”)

                Com a mesma fé no amor de Deus pela juventude, que nos guiou até aqui, queremos viver este momento ímpar de nossa vida com a JMJ Rio 2013. Ao acreditar que a Jornada é obra divina e, portanto, projeto do coração de Deus para todos nós, renovamos nosso agradecimento a Ele por tão precioso presente. Esta fé fez com que muitos sonhassem a Jornada em nosso meio e se empenhassem na sua construção para o benefício de todos. E é com esta mesma fé que, agora, tão próximos deste Encontro, nos voltamos intensa e coletivamente a Deus agradecendo-lhe por aquilo que já foi construído e vivido, bem como pedindo-lhe renovadas forças, bons resultados e abundantes frutos.
“Nas Jornadas Mundiais da Juventude, os jovens mostram a alegria da fé, o compromisso de viver uma fé sólida e generosa”, afirmou-nos o papa em sua recém publicada encíclica. Assim como ele, nós também acreditamos que este é um momento forte de exaltar e viver a verdadeira fé no Senhor que nos chama, nos transforma, nos capacita e nos envia; somente Nele encontramos o sentido, o gosto e a direção da vida. É um momento especial não só para os jovens, mas para toda a Igreja e para o Brasil que a recebe.
Como uma grande família cristã, vamos juntos, no dia 11 de julho, realizar uma bonita corrente de oração em vista da Jornada Mundial da Juventude que acontece, coincidentemente, num contexto brasileiro de manifestação de muitos sonhos juvenis de dignidade, de felicidade, de justiça, de solidariedade, de paz, de um mundo melhor. Há muita coisa no ar! Há muita sede de vida! Há muito discernimento a fazer, projetos a assumir, bens a desenvolver e males a combater.
A oração verdadeira nos aproxima de Deus e dos Seus filhos, nossos irmãos. Rezar, portanto, sustenta nossa relação com Aquele que nos ama por primeiro e gratuitamente, desenvolvendo em nós o precioso dom do Amor que, por mandato divino, se abre para o bem do nosso povo.
Sejamos criativos e endossemos esta iniciativa do “Dia de Oração pela Jornada Mundial da Juventude Rio 2013”. Reconhecendo as grandes maravilhas operadas por Deus neste tempo de preparação, pedimos a Ele o sucesso no desenvolvimento de tudo aquilo que já foi carinhosamente preparado, a não realização do que for contrário a sua vontade, a nossa abertura de espírito a sua comunicação de amor, os bons frutos que farão parte da nova história de todos nós.
A maternal presença de Maria seja mais intensamente percebida nestes dias e nos auxilie a retornarmos para nossas casas e comunidades com renovado entusiasmo cristão, ardor vocacional, compromisso missionário.
                Deus nos abençoe a todos e todas neste tempo de Graça.

Dom Eduardo Pinheiro da Silva, sdb
Bispo Auxiliar de Campo Grande, MS
Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB

domingo, 14 de abril de 2013

ESPIRITUALIDADE PJMP

Um momento de reencontro com Deus 
“Para além, muito além dos egoísmos individuais, dos egoísmos de classe, dos egoísmos nacionais, é preciso abraçar sorrir e trabalhar”

Dom Hélder câmara

UM POUCO MAIS DA NOSSA HISTÓRIA

O contexto inspirador para o nascimento da PJMP foi, por um lado, a realidade concreta dos jovens e o ressurgimento das lutas sociais e políticas que acontecia no Brasil, e, por outro, o contexto eclesial da Igreja Latino-Americana e do Regional NE II, que sob a orientação e o pastoreio de Dom Hélder Câmara, construía um modelo de organização pastoral no qual o pobre era sujeito histórico de libertação. A PJMP nasceu bebendo no seio desta Igreja e assumiu a visão de que a transformação da realidade é obra dos oprimidos e de todas as pessoas de boa vontade que se comprometem com as lutas de libertação.


Ela compreendeu, desde o seu nascimento, que uma pastoral de jovens não pode tratá-lo genericamente. Neste sentido, nasceu e se consolidou sendo um espaço onde os jovens empobrecidos tomam consciência da sua realidade e nela atuam para transformá-la.


Estas idéias, que são o fundamento da proposta de pastoral da juventude da PJMP, têm sido ao longo da sua história uma ousadia e um atrevimento evangélico, à medida que traz para dentro da Igreja uma discussão que, se hoje já não assusta e até pode ser tratada sem tabu, na década de 70 era inconcebível: uma pastoral por classe social. Por isso, sua relação com alguns setores da comunidade eclesial, às vezes, foi marcada pelo conflito.


O objetivo dos que ousaram fazer nascer a PJMP, era, naquele momento, suscitar entre os jovens do meio popular, uma vivência da fé a partir da sua condição social e de classe. Que a juventude empobrecida se evangelize! que os jovens do meio popular se tornem sujeitos de sua própria libertação! É o grito da PJMP no seu nascimento e tem sido o seu maior desafio (Ver: PJMP. Do meio popular, um canto jovem. s/d, mimeog. p. 48). A semente lançada no Recife, logo se espalhou por todo o nordeste e para o país, em 1979 acontecia o primeiro encontro nacional.


Este objetivo vem sendo aprofundado, rediscutido ao longo da nossa caminhada, a fim de que nossa ação pastoral possa acompanhar a dinâmica da realidade em que vivemos e atuamos, em todas as suas dimensões. Em 1994, após ampla discussão, a PJMP definiu em assembléia nacional o seguinte objetivo: “vivenciar e testemunhar a proposta do Reino de Deus estando presente na vida, na luta e nos sonhos dos jovens empobrecidos, visando evangelizar, numa prática libertadora, contribuindo na transformação da pessoa humana e da sociedade”.

P.J.M.P. Significados


P - PASTORAL: A imagem Bíblica de que o povo de Deus é o rebanho, do qual o próprio Deus é PASTOR e dele cuida com carinho. Toda pastoral é o Trabalho feito pela IGREJA, o novo povo de DEUS. A PJMP é serviço da Igreja dentro da dimensão evangélica da diaconia apresentada por Jesus: “eu vim para servir e não para ser servido” (Mc 10,45), “se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos” (Mc 09,35). É pastoral libertadora que procura fazer a ligação entre fé e vida;
J - JUVENTUDE: É da JUVENTUDE. Feita pelos jovens. Busca evangelizar os jovens dentro ou fora da igreja. Apresenta à juventude o rosto de Jesus Cristo, presente no meio do povo. Busca a construção do Reino a partir de suas ações cotidianas. Medellín lançou o desafio dos jovens. Puebla fez opção pelos jovens. Santo Domingo a confirmou. Portanto, optar pelos jovens é vivenciar a tradição da Igreja latino-americana;
M - MEIO: Meio pode ser divisão igualitária, alguma coisa partida ao meio, uma sociedade dividida, partida, como a divisão de classes na sociedade capitalista; pode ser modo, caminho, maneira; pode também ser o ambiente onde alguém vive e convive. A PJMP busca a igualdade, um caminho de vida e convivência! O meio em que uma pessoa vive ou assume acaba determinando a sua opção de vida “cada ponto de vista é visto de um ponto” (Leonardo Boff);
P - POPULAR: POPULAR indica que os que fazem a PJMP é a juventude empobrecida, excluída das benesses da sociedade neoliberal. A opção pelos pobres, presente na própria essência da PJMP, antes de ser a opção de Puebla é a opção do evangelho de Jesus Cristo (cf. Lc 06,20-26) e tantos outros textos da Bíblia! Opção pelos pobres significa partir dos pobres, daqueles que para o sistema nada significa. Optar pelos pobres é a melhor forma de incluir a todos, porque se partimos dos últimos abrimos o leque a todos, mas, se partimos de cima deixamos de fora os debaixo.


segunda-feira, 3 de outubro de 2011

O DNJ VEM AÍ, VAMOS NOS PREPARAR!!!


É com muita alegria que viemos aqui disponibilizar na página "textos e subsídios" um roteiro de encontro em Preparação do Dia Nacional da Juventude - DNJ, é com essa mesma alegria que a Coordenação Nacional da Pastoral da Juventude do Meio Popular - CNPJMP quer que este encontro seja um grande momento de partilha e animação para essa grande celebração da Juventude, onde somos chamados a sermos testemunhas do Reino de Deus e proclamar a Boa Nova. Acompanhem também o vídeo na guia Áudio e Vídeo com a música tema do DNJ - 2011"Protagonismo Feminino".

Vamos animados e com muita força, pois Somos Jovens do Meio Popular, somos chamados a denunciar, somos chamados a anunciar.

Amém, Axé, Awerê, Aleluia

terça-feira, 20 de setembro de 2011

I Simpósio Nacional Juventude, Resiliência e Vulnerabilidade



As variadas formas de expressão da violência são, atualmente, questões prioritárias nas agendas de políticas públicas de muitos governos democráticos e da sociedade civil, além de diversas áreas de estudo, em que são abordadas as suas várias expressões e conseqüências tanto para o desenvolvimento dos indivíduos inseridos em um contexto de violência, quanto para a manutenção e equilíbrio dos contratos sociais vigentes. O Observatório da População Infanto-Juvenil em Contextos de Violência (OBIJUV) surge no âmbito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em 2010, com finalidade contribuir para a visibilidade e fundamentação de ações de enfrentamento à violência contra a população infanto-juvenil do Rio Grande do Norte, por meio do desenvolvimento de estudos, pesquisas e prestação de serviços direcionados à comunidade. O projeto tem atuado ainda na capacitação científica dos seus alunos, professores, e colaboradores, fomentando a formação em uma área extremamente importante para a realidade atual e contribuindo para o foralecimento do compromisso social dos diversos agentes das ciências humanas e sociais.

Maiores dúvidas visite a fonte: http://obijuvufrn.blogspot.com/

terça-feira, 26 de julho de 2011

Escola Nacional de Formação da PJMP


“E vamos chegando de longe e de perto,dos bairros e dos centros,


das cidades, dos campos. Como pedras vivas!”


(Como Pedras Vivas - Frei Alberto e Gustavo Vila Verde)







Teve início ontem, 25 de julho, na cidade de Recife - terra mãe da PJMP, mais uma etapa da Escola Nacional de Formação José Adelar Nunes, segunda etapa de um grande projeto e audaz da PJMP em vista da boa formação da juventude, principalmente da juventude do meio popular.

Como homenagem a um grande militante e amigo que a PJMP teve, a Escola Nacional de Formação carrega o nome José Adelar Nunes, uma pessoa que sempre dedicou uma grande parcela de sua vida a PJMP e que sonhou durante muito tempo com a realização deste projeto. A Escola objetiva promover a formação integral e sistemática de lideranças juvenis, a fim de capacitá-las para articular e construir a PJMP, preparar para a intervenção em suas comunidades, implementando ações que visem uma ação evangelizadora e sócio-transformadora.


Jovens de diversos estados do Brasil permanecerão reunidos durante uma semana aprofundando temas como Juventude e Organização Popular, Economia Popular Solidária, Mística Fundante da PJMP e participarão de oficinas culturais.


É com toda alegria do frevo, dança característica desta terra maravilhosa, que os jovens do meio popular se confraternizam, aprendem e educam, trocando experiências e partilhando a vida.


Que com a força de todos aqueles e aquelas que, ao longo da caminhada, fizeram e fazem acontecer a PJMP, possamos ter uma semana abençoada e de muita dedicação


Na certeza de que o processo de formação é contínuo inspiremo-nos nas palavras de nosso profeta Dom Hélder Câmara: "É graça divina começar bem. Graça maior persistir na caminhada certa. Mas a graça das graças é não desistir nunca."


Equipe de Comunicação - CNPJMP

terça-feira, 3 de maio de 2011


Neste ultimo dia 02 de maio comemoramos 14 anos da perda de um dos maiores Educadores do Brasil o Pedagogo e grande homem Paulo Reglus Neves Freire, Paulo Freire. No governo de João Goulart, dirigiu a Campanha Nacional de Alfabetização. Foi exilado pelo governo militar em 1964, acusado de subversão. Antes de deixar o País, passou 75 dias em uma prisão. Viveu no Chile de 1964 a 1969. Em 1970 foi para os Estados Unidos lecionar na Universidade de Harvard. Voltou ao Brasil no ano de 1980. Foi secretário de Educação no governo da prefeita Luiza Erundina, em São Paulo, de 1989 a 1992. Era filiado ao Partido dos Trabalhadores. Casado com Ana Maria Araújo, deixou cinco filhos.

sábado, 30 de abril de 2011

SERÁ HOJE, 1º DE MAIO, A BEATIFICAÇÃO DO PAPA JOÃO PAULO II


Papa João Paulo II o Papa que
optou pela Juventude.

Papa por mais de 25 anos (1978 – 2005) o polonês João Paulo II será beatificado hoje, 1º de Maio, o Vaticano divulgou na sexta-feira 14 de abril a notícia tão aguardada por muitos fieis do antigo papa. João Paulo II deixou sua marca na opção de trabalhar a Igreja pelos jovenssua dedicação e carisma cativou a muitos que chegou fortemente a influenciar no processo de sua beatificação, normalmente é algo que se inicia cinco anos após a morte do fiel, mas no caso de João Paulo II não demorou tanto tempo, por ser tão querido e já terem surgidos vários testemunhos de milagres devidos a ele, o atual papa, Bento XVI, resolveu não esperar tanto tempo para estudar os casos, tendo em apenas 6 anos e 1 mês de seu falecimento encontrado um milagre que o tornará Bento. Dessa maneira fica mais perto de que o Papa polonês João Paulo II tornar-se Santo, já que é necessário a comprovação de pelo menos dois milagres para que o Vaticano realize sua colonização.

terça-feira, 26 de abril de 2011


A PJMP “é a experiência da Igreja de rosto popular e jovem. É a reconstrução do rosto de Cristo entre os jovens mais sofridos... A PJMP é solidária na dor, firme na esperança, alegre em suas pequenas mas progressivas conquistas.” Dom Sinésio Bohn (in: PJMP: Semente do Novo na Luta do Povo).