Mostrando postagens com marcador Notícias. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Notícias. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Nota CNBB sobre manifestações no Brasil

Os bispos manifestam "solidariedade e apoio às manifestações, desde que pacíficas, que têm levado às ruas gente de todas as idades, sobretudo os jovens". A presidência da CNBB apresentou a Nota em entrevista coletiva e o documento foi aprovado na reunião do Conselho Permanente concluída na manhã desta sexta-feira, 21 de junho.




Leia a Nota:


Ouvir o clamor que vem das ruas


Nós, bispos do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB, reunidos em Brasília de 19 a 21 de junho, declaramos nossa solidariedade e apoio às manifestações, desde que pacíficas, que têm levado às ruas gente de todas as idades, sobretudo os jovens. Trata-se de um fenômeno que envolve o povo brasileiro e o desperta para uma nova consciência. Requerem atenção e discernimento a fim de que se identifiquem seus valores e limites, sempre em vista à construção da sociedade justa e fraterna que almejamos.


Nascidas de maneira livre e espontânea a partir das redes sociais, as mobilizações questionam a todos nós e atestam que não é possível mais viver num país com tanta desigualdade. Sustentam-se na justa e necessária reivindicação de políticas públicas para todos. Gritam contra a corrupção, a impunidade e a falta de transparência na gestão pública. Denunciam a violência contra a juventude. São, ao mesmo tempo, testemunho de que a solução dos problemas por que passa o povo brasileiro só será possível com participação de todos. Fazem, assim, renascer a esperança quando gritam: “O Gigante acordou!”


Numa sociedade em que as pessoas têm o seu direito negado sobre a condução da própria vida, a presença do povo nas ruas testemunha que é na prática de valores como a solidariedade e o serviço gratuito ao outro que encontramos o sentido do existir. A indiferença e o conformismo levam as pessoas, especialmente os jovens, a desistirem da vida e se constituem em obstáculo à transformação das estruturas que ferem de morte a dignidade humana. As manifestações destes dias mostram que os brasileiros não estão dormindo em “berço esplêndido”.


O direito democrático a manifestações como estas deve ser sempre garantido pelo Estado. De todos espera-se o respeito à paz e à ordem. Nada justifica a violência, a destruição do patrimônio público e privado, o desrespeito e a agressão a pessoas e instituições, o cerceamento à liberdade de ir e vir, de pensar e agir diferente, que devem ser repudiados com veemência. Quando isso ocorre, negam-se os valores inerentes às manifestações, instalando-se uma incoerência corrosiva que leva ao descrédito.


Sejam estas manifestações fortalecimento da participação popular nos destinos de nosso país e prenúncio de novos tempos para todos. Que o clamor do povo seja ouvido!


Sobre todos invocamos a proteção de Nossa Senhora Aparecida e a bênção de Deus, que é justo e santo.
Brasília, 21 de junho de 2013

Cardeal Raymundo Damasceno Assis

Arcebispo de Aparecida
Presidente da CNBB



Dom José Belisário da Silva
Arcebispo de São Luís
Vice-presidente da CNBB



Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB

quinta-feira, 29 de março de 2012

Você vai Tomar Consciência ou Mais um Drink?

Relatório publicado em 2011 da Organização Mundial da Saúde destaca que, anualmente, morrem quase 400.000 jovens de menos de 25 anos de idade vítimas de acidentes de trânsito no Brasil, e vários milhões sofrem ferimentos graves ou tornam-se incapacitados. Confira os dados completos sobre esse estudo do Ministério da Justiça, desenvolvido pelo Instituto Sangari, sobre o mapa da violência de jovens no transito brasileiro em nossa guia "textos e subsídios", e também um videos com reportagem do Jornal Hoje da rede Globo onde mostra um acidente no viaduto em SP. Tais atitudes irresponsáveis de violência no transito podem ser revistas a partir de um ato simples, o respeito no transito, então isso nos levanta certa reflexão, será devemos chamar de acidente uma atitude já irresponsável do transito onde compromete a vida de muitos? Portanto, o site naofoiaacidente.org está alimentando uma petição de iniciativa popular sobre crimes de transito que envolvam a embriagues ao volante, acesse a página clicando aqui. Para participar tenha em mãos o titulo eleitoral para depositar seus dados. Confiram e comentem

segunda-feira, 26 de março de 2012

Edital para o XVII Encontro Latino-Americano de Diretores Nacionais com o tema “Revitalização, projeto e missão”

Pastoral Juvenil Latino-Americana abriu as inscrições para o concurso que escolherá a logo, o cartaz, a música e a oração do XVII Encontro Latino-Americano de Diretores Nacionais com o tema “Revitalização, projeto e missão”. O encontro acontecerá no Paraguai de 21 a 27 de outubro. O convite é para todos os jovens brasileiros para usarem seus talentos para mostrar a nossa realidade latino-americana. Os trabalhos serão recebidos até 20 de abril de 2012.



No caminho da Revitalização (http://www.pjlatino.redejuventude.org.br/), que continuamos fazendo e neste tempo de esperança, tenho o prazer de cumprimentá-los e fazer o convite oficial para participar do concurso da logo concursos de logo, cartaz, música e oração para o XVII Encontro Latino-americano de Responsáveis ​​Nacionais de Pastoral Juvenil. Sua participação se somará à da grande família da Pastoral Juvenil Latino-americana que, com seus dons e talentos, constrói a Civilização do Amor.
 Dom Raúl Martín
 Bispo Responsável pelo Departamento de Família, Vida e Juventude do CELAM (Conselho Episcopal Latino-Americano)"



CONCURSO 
. LOGO E CARTAZ:
Ele deve conter o Lema (citação bíblica), o nome do Encontro ou a sigla, o local e a data.
Podem-se usar todas as cores desejadas.
A explicação da logo e do cartaz deve ser enviada por escrito.
Formato de apresentação:
. Logo: Folha de tamanho A4 (21,59 cm de largura X 27,94 cm de altura).
. Cartaz: Folha de 33 cm X 48 cm (1/4 de pliego).

. HINO:
Deve ser inspirado pelo Lema, Tema e Objetivos do XIV Encontro.
Ritmo musical livre.
Apresentado em formato digital (mp3). Apenas acústico (violão)
Enviar a letra da canção, se possível com as notas musicais.
Gravar dados dos autores da música e letra (nomes, expressão eclesial/instância pastoral que faz parte, país).

. ORAÇÃO:
Deve ser inspirada pelo Lema, Tema e Objetivos do XIV Encontro.
Não exceder o comprimento de um papel tamanho carta (em espaço duplo, fonte tamanho 12).

Anotações importantes:
. Os trabalhos serão recebidos até 20 de abril de 2012.
. Os trabalhos serão recebidas na Seção Juventude da Conselho Episcopal Latinoamericano (CELAM): xvii.elarnpj.concursos@celam.org;xvii.elarnpj.concursos@gmail.com. A equipe latino-americana da Pastoral Juvenil elegerá a logo, o cartaz, o hino e a oração do XVII – Paraguai 2012.

Lema do Encontro: “O que vimos e ouvimos nós vos anunciamos” ( 1a Jo 1,3)
Tema: “Revitalização, projeto e missão”
Nome: “XVII Encontro Latino-americano de Responsáveis Nacionais de Pastoral Juvenil”
Sigla: XVI ELARNPJ
Local: Paraguai
Data: 21 a 27 de outubro de 2012
Citação inspiradora: “O que vimos e ouvimos nós vos anunciamos” ( 1a Jo 1,3)
Objetivo: Retomar e reassumir com forças novas as orientações da Pastoral Juvenil Latino-americana, propiciando um espaço de convivência e reflexão dos responsáveis nacionais para seguir construindo juntos a Civilização do Amor no contexto da Revitalização da PJ Latino-americana. 

(Fonte: setor juventude NE2)

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Papa Bento XVI anuncia lema da JMJ do RJ


O papa Bento XVI anunciou no último dia 24, o lema da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2013, que será realizada na cidade do Rio de Janeiro. O Santo Padre comunicou que a JMJ do Rio terá como lema “Ide e fazei discípulos todos os povos”, frase tirada do Evangelho segundo Mateus.


O anúncio foi feito durante a audiência geral, realizada na residência apostólica de Castel Gandolfo e dedicada à Jornada Mundial da Juventude de Madri.

A JMJ 2011 foi realizada na capital espanhola entre os últimos dias 16 e 21 de agosto. Bento XVI foi a Madri para participar do evento e dialogar com jovens católicos do mundo todo.

“O encontro em Madri foi uma magnífica manifestação de fé para a Espanha e para o mundo”, disse o papa, definindo o evento como “emocionante”. “Cerca de dois milhões de jovens de todos os Continentes viveram, com alegria, uma formidável experiência de fraternidade, de encontro com o Senhor, de partilha e crescimento na fé: uma verdadeira cascata de luz”, afirmou Bento XVI.

Autor/ fonte: www.cnbb.org.br

quinta-feira, 2 de junho de 2011

SEMANA DO MEIO AMBIENTE

A Semana do Meio Ambiente é realizada para trabalhar a conscientização das massas no manejo e uso dos recursos naturais, tendo em vista o principal foco, as árvores e o processo desenfreado que vemos hoje do desmatamento das nossas matas e florestas do mundo. O desmatamento na Mata Atlântica no período de 2002 a 2008 foi de 2,7 mil quilômetros quadrados, com uma taxa média de 457 quilômetros quadrados por ano, conforme dados do Centro de Sensoriamento Remoto do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o órgão responsável por monitorar e fiscalizar crimes ambientais. Os números só foram possíveis porque o governo ampliou o monitoramento do desmatamento por satélite para todos os biomas brasileiros, a exemplo do que faz em relação à Amazônia. O Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) divulgou dados que demonstram o crescimento do desmatamento na região amazônica em dezembro do ano passado em comparação ao mesmo mês do ano anterior. Foi registrado desmatamento de 175 km² de floresta em dezembro de 2010. O pesquisador Adalberto Veríssimo ressalta que as hidrelétricas do rio Madeira são potenciais responsáveis pelo desmatamento da Amazônia e que deveria existir uma fiscalização mais forte na área. E ainda temos que ater nossos olhos ao novos Código Florestal que está sendo assinado por nosso governantes. Diante disso tudo, a única coisa que não pode ser feita é o silêncio, este mata todas as esperanças de todas as ONGs e movimentos populares de uma vida saudavel para as próximas gerações.

fonte:IPAMBrasil.gov

terça-feira, 31 de maio de 2011

O Código Florestal como foi aprovado na Câmara vai acarretar em mudanças climáticas, Alegam membros do IPCC

Quatro dos cientistas brasileiros que fazem parte do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), da Organização das Nações Unidas (ONU), alertaram para o possível agravamento sobre o clima com a entrada em vigência da atual versão do Código Florestal aprovada pela Câmara. Segundo eles, o aumento da pressão sobre as áreas de florestas comprometerá os compromissos internacionais firmados em 2009 pelo Brasil na Conferência de Copenhague, de diminuir em até 38,9% a emissão de gases de efeito estufa (GEE) e reduzir em 80% o desmatamento na Amazônia até 2020.
Para a cientista Suzana Kanh, as posições internacionais assumidas pelo país serão prejudicadas, se o Senado não mudar o texto do código aprovado pela Câmara ou se a presidenta da República, Dilma Rousseff, não apresentar vetos. “O impacto do código é muito grande, na medida em que o Brasil tem a maior parte do compromisso de redução de emissão ligada à diminuição do desmatamento. Qualquer ação que fragilize esse combate vai dificultar bastante o cumprimento das metas brasileiras”, afirmou.
O geógrafo Marcos Freitas, que também faz parte do IPCC, considerou que o debate em torno do código deveria ser mais focado no melhor aproveitamento do solo, principalmente na revitalização das áreas degradadas. “O Brasil tem 700 mil quilômetros quadrados de terra que já foi desmatada na Amazônia, e pelo menos dois terços é degradada. Se o código se concentrasse nessa terra já seria um ganho, pois evitaria que se desmatasse o restante. A área de floresta em pé é a que preocupa mais. Pois a tendência, na Amazônia, é a expansão da pecuária com baixa rentabilidade”, afirmou.

confiram a notícia completa clicando aqui

segunda-feira, 23 de maio de 2011

ESCOLA FÉ E POLÍTICA

Foi neste ultimo final de semana que acontecia em Santa Fé a segunda etapa da Escola Fé e Política que buscou trabalhar a Ecologia e Meio Ambiente, a Escola tem como integrantes representantes de movimentos e pastorais da Igreja, políticos da região e também Educadores. Este segundo módulo teve como assessoria, A Irmã Socorro, terapeuta da casa Bom Samaritano em Pirpirituba; Maria das Graças, ex-aluna daescoal e coordenadora da CÁRITAS na diocese; e Carlos Belarmino, professor doutorando da UEPB Campus de Guarabira.
Neste domingo 15 de Maio foi realizada pela Diocese de Guarabira a Jornada Diocesana da Juventude, que reuniu jovens de várias paróquias de nossa diocese, onde jovens dos mais variados carismas se misturavam em meio a multidão na 1ª Jornada Diocesana da Juventude. E a Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP) estava lá marcando presença com seu ileaô, montando sua maloca de alegria, expondo sua identidade e sua bandeira em meio ao evento que reuniu a juventude diocesana.