Mostrando postagens com marcador PJMP. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador PJMP. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 18 de abril de 2016

!!ATENÇÃO NOVO ENDEREÇO!!

Atenção leitores do blog, estamos migrando de endereço para melhor fornecer material e dinâmica no uso das ferramentas nas redes sociais. Nosso novo endereço esta alojado no site wix.com. Clique no link abaixo e acesse a página principal do nosso novo site, e a partir deste navegue nas guias que trazem materiais para impressão e trabalho nos grupos de base, como textos produzidos por nossa equipe de assessores, e outros colaboradores.

domingo, 14 de abril de 2013

ESPIRITUALIDADE PJMP

Um momento de reencontro com Deus 
“Para além, muito além dos egoísmos individuais, dos egoísmos de classe, dos egoísmos nacionais, é preciso abraçar sorrir e trabalhar”

Dom Hélder câmara

UM POUCO MAIS DA NOSSA HISTÓRIA

O contexto inspirador para o nascimento da PJMP foi, por um lado, a realidade concreta dos jovens e o ressurgimento das lutas sociais e políticas que acontecia no Brasil, e, por outro, o contexto eclesial da Igreja Latino-Americana e do Regional NE II, que sob a orientação e o pastoreio de Dom Hélder Câmara, construía um modelo de organização pastoral no qual o pobre era sujeito histórico de libertação. A PJMP nasceu bebendo no seio desta Igreja e assumiu a visão de que a transformação da realidade é obra dos oprimidos e de todas as pessoas de boa vontade que se comprometem com as lutas de libertação.


Ela compreendeu, desde o seu nascimento, que uma pastoral de jovens não pode tratá-lo genericamente. Neste sentido, nasceu e se consolidou sendo um espaço onde os jovens empobrecidos tomam consciência da sua realidade e nela atuam para transformá-la.


Estas idéias, que são o fundamento da proposta de pastoral da juventude da PJMP, têm sido ao longo da sua história uma ousadia e um atrevimento evangélico, à medida que traz para dentro da Igreja uma discussão que, se hoje já não assusta e até pode ser tratada sem tabu, na década de 70 era inconcebível: uma pastoral por classe social. Por isso, sua relação com alguns setores da comunidade eclesial, às vezes, foi marcada pelo conflito.


O objetivo dos que ousaram fazer nascer a PJMP, era, naquele momento, suscitar entre os jovens do meio popular, uma vivência da fé a partir da sua condição social e de classe. Que a juventude empobrecida se evangelize! que os jovens do meio popular se tornem sujeitos de sua própria libertação! É o grito da PJMP no seu nascimento e tem sido o seu maior desafio (Ver: PJMP. Do meio popular, um canto jovem. s/d, mimeog. p. 48). A semente lançada no Recife, logo se espalhou por todo o nordeste e para o país, em 1979 acontecia o primeiro encontro nacional.


Este objetivo vem sendo aprofundado, rediscutido ao longo da nossa caminhada, a fim de que nossa ação pastoral possa acompanhar a dinâmica da realidade em que vivemos e atuamos, em todas as suas dimensões. Em 1994, após ampla discussão, a PJMP definiu em assembléia nacional o seguinte objetivo: “vivenciar e testemunhar a proposta do Reino de Deus estando presente na vida, na luta e nos sonhos dos jovens empobrecidos, visando evangelizar, numa prática libertadora, contribuindo na transformação da pessoa humana e da sociedade”.

domingo, 1 de abril de 2012

Campanha Nacional Contra Violência e Extermínio de Jovens

É uma ação articulada de diversas organizações para levar a toda sociedade o debate sobre as diversas formas de violência contra a juventude, especialmente o extermínio de milhares de jovens que está acontecendo no Brasil. Com isso, a Campanha objetiva avançar na conscientização e desencadear ações que possam mudar essa realidade de morte.




A PJMP (Pastoral da Juventude do Meio Popular) da diocese de Guarabira-PB pensou numa ação para esta Semana Santa onde cada um de nós pudesse trazer consigo o ensinamento maior de Jesus: "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei.." Cristo não limitou-se a Cruz, ele ressuscitou e nos oferta vida e vida em abundancia, a busquemos então..abrasemos esta campanha e unamos a nossa voz , pois  a JUVENTUDE QUER VIVER.....O intuito dessa semana é fazer com que as ações da campanha se intensifique, que esta se fortaleça e chegue aos locais que ainda seja desconhecida...Não precisamos de muito mais tão só de SEDE DE VIDA...A proposta é que durante toda semana mudemos a foto de nosso perfil..e numa só ciranda busquemos vida junto a esse Deus libertador...

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

O DNJ VEM AÍ, VAMOS NOS PREPARAR!!!


É com muita alegria que viemos aqui disponibilizar na página "textos e subsídios" um roteiro de encontro em Preparação do Dia Nacional da Juventude - DNJ, é com essa mesma alegria que a Coordenação Nacional da Pastoral da Juventude do Meio Popular - CNPJMP quer que este encontro seja um grande momento de partilha e animação para essa grande celebração da Juventude, onde somos chamados a sermos testemunhas do Reino de Deus e proclamar a Boa Nova. Acompanhem também o vídeo na guia Áudio e Vídeo com a música tema do DNJ - 2011"Protagonismo Feminino".

Vamos animados e com muita força, pois Somos Jovens do Meio Popular, somos chamados a denunciar, somos chamados a anunciar.

Amém, Axé, Awerê, Aleluia

terça-feira, 26 de abril de 2011


A PJMP “é a experiência da Igreja de rosto popular e jovem. É a reconstrução do rosto de Cristo entre os jovens mais sofridos... A PJMP é solidária na dor, firme na esperança, alegre em suas pequenas mas progressivas conquistas.” Dom Sinésio Bohn (in: PJMP: Semente do Novo na Luta do Povo).