Atenção leitores do blog, estamos migrando de endereço para melhor fornecer material e dinâmica no uso das ferramentas nas redes sociais. Nosso novo endereço esta alojado no site wix.com. Clique no link abaixo e acesse a página principal do nosso novo site, e a partir deste navegue nas guias que trazem materiais para impressão e trabalho nos grupos de base, como textos produzidos por nossa equipe de assessores, e outros colaboradores.
"Ileaô, ileaô, a juventude é a bandeira do amor... nossa força quem nos dá é Jesus Cristo, que nos empurra e ilumina no caminho, pois ele é o nosso companheiro que pelos pobres sempre tem muito carinho, é a Juventude do Meio Popular"
Mostrando postagens com marcador PJMP. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador PJMP. Mostrar todas as postagens
segunda-feira, 18 de abril de 2016
domingo, 14 de abril de 2013
ESPIRITUALIDADE PJMP
Um momento de reencontro com Deus
“Para além, muito além dos egoísmos individuais,
dos egoísmos de classe, dos egoísmos nacionais, é preciso abraçar sorrir e
trabalhar”Dom Hélder câmara
UM POUCO MAIS DA NOSSA HISTÓRIA
O contexto inspirador para o nascimento da PJMP foi, por um lado, a realidade concreta dos jovens e o ressurgimento das lutas sociais e políticas que acontecia no Brasil, e, por outro, o contexto eclesial da Igreja Latino-Americana e do Regional NE II, que sob a orientação e o pastoreio de Dom Hélder Câmara, construía um modelo de organização pastoral no qual o pobre era sujeito histórico de libertação. A PJMP nasceu bebendo no seio desta Igreja e assumiu a visão de que a transformação da realidade é obra dos oprimidos e de todas as pessoas de boa vontade que se comprometem com as lutas de libertação.
Ela compreendeu, desde o seu nascimento, que uma pastoral de jovens não pode tratá-lo genericamente. Neste sentido, nasceu e se consolidou sendo um espaço onde os jovens empobrecidos tomam consciência da sua realidade e nela atuam para transformá-la.
Estas idéias, que são o fundamento da proposta de pastoral da juventude da PJMP, têm sido ao longo da sua história uma ousadia e um atrevimento evangélico, à medida que traz para dentro da Igreja uma discussão que, se hoje já não assusta e até pode ser tratada sem tabu, na década de 70 era inconcebível: uma pastoral por classe social. Por isso, sua relação com alguns setores da comunidade eclesial, às vezes, foi marcada pelo conflito.
O objetivo dos que ousaram fazer nascer a PJMP, era, naquele momento, suscitar entre os jovens do meio popular, uma vivência da fé a partir da sua condição social e de classe. Que a juventude empobrecida se evangelize! que os jovens do meio popular se tornem sujeitos de sua própria libertação! É o grito da PJMP no seu nascimento e tem sido o seu maior desafio (Ver: PJMP. Do meio popular, um canto jovem. s/d, mimeog. p. 48). A semente lançada no Recife, logo se espalhou por todo o nordeste e para o país, em 1979 acontecia o primeiro encontro nacional.
Este objetivo vem sendo aprofundado, rediscutido ao longo da nossa caminhada, a fim de que nossa ação pastoral possa acompanhar a dinâmica da realidade em que vivemos e atuamos, em todas as suas dimensões. Em 1994, após ampla discussão, a PJMP definiu em assembléia nacional o seguinte objetivo: “vivenciar e testemunhar a proposta do Reino de Deus estando presente na vida, na luta e nos sonhos dos jovens empobrecidos, visando evangelizar, numa prática libertadora, contribuindo na transformação da pessoa humana e da sociedade”.
domingo, 1 de abril de 2012
Campanha Nacional Contra Violência e Extermínio de Jovens
É uma ação articulada de diversas organizações para levar a toda sociedade o debate sobre as diversas formas de violência contra a juventude, especialmente o extermínio de milhares de jovens que está acontecendo no Brasil. Com isso, a Campanha objetiva avançar na conscientização e desencadear ações que possam mudar essa realidade de morte.
A PJMP (Pastoral da Juventude do Meio Popular) da diocese de Guarabira-PB pensou numa ação para esta Semana Santa onde cada um de nós pudesse trazer consigo o ensinamento maior de Jesus: "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei.." Cristo não limitou-se a Cruz, ele ressuscitou e nos oferta vida e vida em abundancia, a busquemos então..abrasemos esta campanha e unamos a nossa voz , pois a JUVENTUDE QUER VIVER.....O intuito dessa semana é fazer com que as ações da campanha se intensifique, que esta se fortaleça e chegue aos locais que ainda seja desconhecida...Não precisamos de muito mais tão só de SEDE DE VIDA...A proposta é que durante toda semana mudemos a foto de nosso perfil..e numa só ciranda busquemos vida junto a esse Deus libertador...
segunda-feira, 3 de outubro de 2011
O DNJ VEM AÍ, VAMOS NOS PREPARAR!!!
É com muita alegria que viemos aqui disponibilizar na página "textos e subsídios" um roteiro de encontro em Preparação do Dia Nacional da Juventude - DNJ, é com essa mesma alegria que a Coordenação Nacional da Pastoral da Juventude do Meio Popular - CNPJMP quer que este encontro seja um grande momento de partilha e animação para essa grande celebração da Juventude, onde somos chamados a sermos testemunhas do Reino de Deus e proclamar a Boa Nova. Acompanhem também o vídeo na guia Áudio e Vídeo com a música tema do DNJ - 2011"Protagonismo Feminino".
Vamos animados e com muita força, pois Somos Jovens do Meio Popular, somos chamados a denunciar, somos chamados a anunciar.
Amém, Axé, Awerê, Aleluia
terça-feira, 26 de abril de 2011
Assinar:
Postagens (Atom)




